5 de julho de 2021
A gestão clínica refere-se ao conjunto de ações com foco em promover a atenção dada aos pacientes. Para exercer um gerenciamento de qualidade é preciso compreender os processos envolvidos.
Gerir uma clínica médica ou uma instituição de saúde, apesar das particularidades, é como fazer a gestão de uma empresa: requer conhecimento de processos administrativos, financeiros e burocráticos, além do entendimento de tecnologias sanitárias.
Essa concepção de gestão da clínica correlaciona, portanto, administração, cuidado e educação. Quando o objetivo é posicionar uma clínica médica como referência na medicina, a prática diária de gerenciamento é fundamental.
Os processos precisam estar alinhados ao princípio de coletividade, em que todos – médicos, pacientes e colaboradores – se beneficiem. Deste modo, o planejamento de uma gestão clínica começa quando o médico compreende que focar em qualidade de atendimento é melhor que gastar energia em quantidade de consultas. Algumas etapas, quando praticadas, podem garantir o sucesso de uma clínica médica.
Para iniciar a gestão clínica, o ideal é definir alguns conceitos norteadores de qualquer instituição:
Na prática, esses três pilares são vitais para o planejamento do negócio e exigem compromisso e disciplina. Mais do que conceitos, eles precisam ser praticados diariamente e fazer parte de toda tomada de decisão dentro da gestão clínica.
Definida a identidade da instituição, o passo seguinte é capacitar e gerir os profissionais de saúde atuantes.
Quanto mais planejamento se tem dos horários de consultas, cirurgias e exames, maiores são as oportunidades de sucesso. Controlar o fluxo dos processos diários de uma instituição de saúde permite o alinhamento de novos atendimentos e, consequentemente, mais rentabilidade. Mas é preciso gerir o tempo com cautela, para que a atenção dada ao paciente não perca qualidade.
A gestão financeira também deve ser analisada com cuidado. Capacitar os profissionais para liderar as finanças de uma clínica médica é fundamental. O gestor clínico financeiro precisa reconhecer ganhos e prejuízos, saber precificar, aprender a negociar e separar finanças pessoais e da empresa. As novas tecnologias auxiliam no controle de fluxos, seja em estoque ou caixa. Portanto, é possível gerenciar medicamentos, EPIs e outros itens que entram e saem da clínica médica, evitando perdas.
Além disso, conhecer marketing e comunicação facilita a adoção de estratégias essenciais para atrair novos pacientes e, consequentemente, gerar novos ganhos financeiros. O marketing digital também é visto como um aliado, pois aproxima a relação entre o médico e o paciente e posiciona a clínica médica como referência no mercado.
A trajetória dos pacientes em clínicas médicas é responsabilidade de uma boa gestão clínica. A experiência vivida por eles deve ser fundamental para que indiquem para outras pessoas ou retornem quando necessário.
Por isso, é importante que, desde a chegada até o momento de deixar a clínica médica, o paciente sinta que suas expectativas foram atendidas. Os principais momentos para estabelecer uma relação de confiança com o paciente são:
Diferentes processos e etapas são necessários para uma gestão clínica de qualidade. Entender quais as peculiaridades de uma clínica médica, definir estratégias e aprimorar conhecimentos são passos iniciais para o sucesso. Consulte outras dicas e sugestões no nosso conteúdo médico e posicione sua clínica como referência.